Pronação é o termo usado para rotação interna do antebraço. Rotação externa (rotação para fora ou lateral) é na direção oposta e é orientada para a superfície posterior de corpo.
Supinação é o termo usado no antebraço e é o ponto de referência para a posição anatômica.
1. Músculos que efetuam Supinação:
Os músculos em uma posição que os habilita a supinar o antebraço são o bíceps c/c braço, supinador, abdutor longo do polegar, extensor curto do polegar e extensor próprio de indicador. Os dois primeiros músculos são os supinadores mais importantes. Os últimos três são mecanicamente capazes de ajudar na supinação, mas são pequenos em tamanho e possuem pouca alavancagem para supinação.
A localização das fixações proximais e distais e a palpação do bíceps do braço já foram discutidas.
O supinador é um músculo profundo localizado no lado dorsal da membrana interóssea entre os dois ossos do antebraço. Ele é coberto pelo ancôneo, o extensor radia longo do carpo e o braquiorradial. Fixações proximais: epicôndilo lateral do úmero e áreas adjacentes da ulna. Ele é um músculo bem curto e bastante achatado, de forma triangular, que se enrola em tomo da porção proximal do rádio perto do osso. Fixações distais: superfícies volar e lateral da parte proximal do rádio. Inervação: um ramo do nervo radial
(C5 - C7). Ação anatômica: supinação radioulnar.
A melhor posição para palpação talvez seja sentado com o antebraço pronado repousando no colo e apreendendo o grupo muscular radial pelo lado radial, tracionando-o para fora do caminho tanto quanto possível. À medida que o antebraço é supinado lentamente através de curta amplitude a fim de evitar ativar o bíceps, o supinador pode ser sentido embaixo dos dedos que estão palpando.
2. Músculos que efetuam Pronação:
Os músculos que são capazes de pronar o antebraço são o pronador redondo, pronador quadrado, flexor radial do carpo, palmar longo e extensor radial do carpo. Os três últimos músculos possuem pouca alavancagem para pronação e contribuem com pouca força.
O pronador quadrado cruza transversalmente por cima da ulna e o rádio na região distal do antebraço perto do punho. Ele é situado profundamente no lado palmar, jazendo diretamente sobre os ossos e a membrana interóssea, e é coberto pelos flexores do punho e dedos. Fixações: o quarto distal da ulna e rádio nas superfícies votares. Inervação: um ramo do nervo mediano (C8 -
T1). Ação anatômica: pronação radioulnar. A palpação é impossível porque o músculo é coberto pêlos tendões dos dedos e punho.
|